Cursos


Ampliando os olhares para as dificuldades de aprendizagem na sala de aula

Rosita Edler Carvalho


01 de Setembro de 2018
Sábado das 8:30h às 17:30h


Tópicos:

– O processo de ensino-aprendizagem como tema central do trabalho docente

– Valorização da diversidade dos alunos em busca de incluir todos, na igualdade de oportunidades para aprender e para participar.

– A cartografia do trabalho docente em sala de aula: mapeamento do fazer pedagógico dos que trabalham com alunos com dificuldades de e na aprendizagem.

– Procedimentos e atividades para facilitar o processo de construção de conhecimentos dos alunos de forma inclusiva: contribuições da neuropsicologia e da psicanálise na aprendizagem humana.

– As concepções de dificuldades de e na aprendizagem

– Como lidar com alunos com deficiências e as dificuldades de aprendizagem; alunos superdotados, precoces e ditos normais e as dificuldades na aprendizagem

Vivências sobre:
– O processo atentivo e memória de trabalho;
– Efeito Stroop e suas relações com a aprendizagem
– Controle inibitório e autorregulação


O processo ensino-aprendizagem como tema central do trabalho docente; valorização da diversidade dos alunos em busca de incluir todos, na igualdade de oportunidades de aprender e participar.  A sala de aula como cenário, com autores e atores envolvidos nas cenas do processo que, para ser produtivo e prazeroso, requer educadores que consigam adequar suas práticas de ensino às características dos aprendizes, sem responsabilizá-los por suas dificuldades de e na aprendizagem.

Aprender envolve inúmeros e complexos fatores psicológicos e neurológicos que se traduzem no perfil intraindividual do educando e fatores externos, relacionados às condições psicopedagógicas e às oportunidades oferecidas pelo contexto educacional, com ênfase para a cartografia do trabalho docente em sala de aula (mapeamento do fazer pedagógico que se aplica às ações pedagógicas dos que trabalham com alunos com dificuldades de e na aprendizagem).

Procedimentos e atividades que os educadores podem utilizar em sala de aula para facilitar o processo de construção de conhecimentos por seus alunos de forma inclusiva: contribuições da neuropsicologia e da psicanálise na aprendizagem humana.


BIBLIOGRAFIA:

BOSSA, NADIA A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FARNHAM-DIGGORY, SYLVIA The learning disabled child. Londres: Harvard University Press, 1992.

FONSECA, VITOR Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2ª edição.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GAZZANIGA, MICHAEL S et alii. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Tradução Angélica Rosat. Porto Alegre: Artmed, 2006.

HEY, GERHARD   Psicoanálisis del aprendizaje. Buenos Aires: Kapelusz S.A, 1982

MYKLEBUST, HELMER R. Transtornos del Aprendizaje. Barcelona: Editorial Cientifico-médica, 1971.

SEMMYEY, ALEXA L. et alii Transtornos de aprendizagem: da avaliação à reabilitação. São Paulo: Artes Médicas 2008.


Com o uso de slides, preleção com debates simultâneos sobre:

– as concepções de dificuldades de e na aprendizagem e outras expressões similares como distúrbios e transtornos de aprendizagem;

– alunos com deficiências e as dificuldades de aprendizagem; alunos superdotados, precoces e ditos normais e as dificuldades na aprendizagem;

– cartografia do trabalho docente em sala de aula;

– contribuições da neuropsicologia para a prática pedagógica.


Projeção de vídeos



Rosita Edler Carvalho é Pedagoga, Orientadora Educacional, Psicóloga, Mestre em Psicologia, doutora em Educação, Neuropsicóloga.
É Docente de Ensino Superior; Ex-Secretária Nacional de Educação Especial do MEC; Ex- Coordenadora Setorial de Educação Especial do Rio de Janeiro; Ex-Diretora do Instituto de Psicologia da UERJ. Consultora da Federação Nacional das APAEs, Pesquisadora em Inclusão Educacional Escolar, Palestrante, Pesquisadora convidada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Assessoramento aos Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação em Teresópolis. Autora de livros sobre aprendizagem humana, inclusão e Neuropsicologia.






(11) 2372-3992 / (11) 98486-1117

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


2021 - Panamby Educacional

Política de Privacidade