Cursos


Janusz Korczak, entrelaçando vida e obra

Ana Carolina Rodrigues Marangon


15 de Setembro de 2018
Sábado das 8:30h às 17:30h



  • Conhecer Janusz Korczak
  • Compreender as relações entre sua vida e obra
  • Refletir sobre o sujeito criançaRelacionar as vivências democráticas propostas por Korczak e as práticas escolares atuais
  • Reconhecer seu papel na defesa pela consolidação dos direitos da criança.

Janusz Korczak foi um médico e educador polonês que dedicou sua vida a compreender a criança, seus pensamentos, desejos e medos. Um orfanato para crianças judias pobres, em Varsóvia, o seu lócus de aprendizagem. Lá observou calmamente àqueles a quem dedicava suas forças, reflexões… sua vida. De lá, transferiu-se com elas para o gueto, durante a Segunda Guerra Mundial; do gueto, para os trens da morte que levavam ao campo de extermínio de Treblinka. Korczak optou por morrer como viveu: com as crianças, ao lado delas, acolhendo e respeitando sua dor, seu pavor… e seus direitos.

Neste curso pretendemos apresentar a vida e a obra de Janusz Korczak, buscando estabelecer as intrínsecas relações existentes entre elas e, assim, compreender quem era a criança para este homem, que é considerado o precursor da criança como sujeito portador de direitos (Dallari, 1986). Para além disso, conheceremos as propostas de educação democrática desenvolvidas no orfanato e refletiremos sobre sua pertinência em nossa atualidade escolar. Por fim, compreenderemos a luta de Korczak pelo reconhecimento dos direitos da criança. Em tempos como o nosso, emprestar o olhar de Janusz Korczak nunca foi tão imperioso!

“Cem crianças? Não, cem homens, não no futuro, num prazo mais ou menos distante, mas desde agora.  Seu mundo não é um pequeno mundo, mas o seu mundo, com seus sonhos, qualidades, aspirações, desejos; nada neste mundo particular é ridículo, ingênuo ou afetado, porque é próprio da essência da humanidade.” (Korczak, 1997, p. 172)

 

 



Ana Carolina Rodrigues Marangon

Ana Carolina Rodrigues Marangon é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, é autora do livro Janusz Korczak: precursor dos direitos da criança, uma vida entre obras. Tem-se dedicado aos estudos da criança e dos métodos de ensino. Em sua trajetória profissional, já se debruçou na docência, coordenação e supervisão escolar. Atualmente, dedica-se à docência de crianças e à formação de professores.


6 x R$ 49,00 no cartão

Local do curso: Rua 13 de Maio, 681 – Bela Vista – São Paulo - SP

PREÇOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E PARA PAGAMENTOS À VISTA






(11) 2372-3992 / (11) 98486-1117

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


2018 - Panamby Educacional