Cursos


O que e como planejar

Simony de Lena Dotto


15 de Fevereiro de 2020
Sábado das 8:30h às 17:30h


JUSTIFICATIVA:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010), bebês e crianças são sujeitos históricos e que atuam no mundo produzindo conhecimentos a partir de suas múltiplas formas de interações. Assim, entendemos que não são apenas reprodutores da cultura construída pelos adultos, mas também autores de formas próprias de expressão que manifestam de forma autoral e criativa sua forma de agir, sentir e pensar o mundo. As potencialidades de bebês e crianças se manifestam diariamente nas diferentes formas de expressão/linguagens, nas interações com os objetos e com as pessoas.

Os pressupostos teóricos e práticos que sustentam a ação docente para e com os bebês e crianças requer um movimento de reinvenção de como fazer/ ser/estar professor da infância. Nesse sentido, é preciso compreender as bases que fundamentam uma proposta pedagógica pautada na Pedagogia da Infância, reverberando, assim na prática de planejar, observar, registrar e avaliar como ações que se retroalimentam, em um processo dialético. É esse desafio que o curso se propõe a enfrentar para e com os educadores da infância.

OBJETIVO DO CURSO:
Refletir e aprofundar sobre a concepção de bebês, crianças, escola da infância, saber/fazer docente;
Aprofundar saberes sobre o planejamento do cotidiano dos bebês e das crianças: o que e como planejar; o que e como observar; o que e como avaliar.
Tematizar instrumentos autênticos de planejamento, registro e avaliação para que o cursista possa construir conhecimentos sobre os fazeres docentes, compreendendo as bases teóricas que os fundamentam.

CONTEÚDOS FORMATIVOS:
Princípios da Pedagogia da Infância e suas diferenças da Pedagogia Tradicional;
Variáveis que organizam o planejamento para e com os bebês e crianças;
A potência educativa dos espaços e das materialidades;
Culturas infantis e brincadeiras: contextos de aprendizagens para que bebês e crianças interajam e construam narrativas.



Mestre em Artes – Linha de Pesquisa: Formação de Professores pela UNESP – Universidade Estadual Paulista (2009). Atuou como supervisora da área de metodologia das áreas de conhecimento no SESI-SP de 2000 a 2008, coordenando o projeto de formação continuada dos professores de ensino fundamental e educação infantil. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de São Paulo (início do exercício em 2008) e, desde abril de 2017, atua na Divisão Pedagógica da Diretoria Regional Penha, no núcleo de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores e currículo.






(11) 2372-3992 / (11) 98486-1117

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


2021 - Panamby Educacional

Política de Privacidade