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A coordenação pedagógica e a curadoria do trabalho remoto da professora de Educação Infantil: experiências vividas em 2020 pelo Google Sala de Aula

Rosa Maria de Freitas Rogerio


5 de Novembro de 2020
Das 19h as 21h


  • Por que curadoria?

  • Trabalho remoto da professora de Educação Infantil X Educação à Distância

  • Que trabalho remoto docente é possível na educação infantil?

EMENTA: Nesse curso será estudado o conceito de ‘curadoria’ na educação e, em especial, no trabalho da coordenação pedagógica e das professoras de Educação Infantil. A coordenadora pedagógica precisa auxiliar a professora a analisar a quantidade de informações que se tem acesso hoje por meio da internet e de outros dispositivos para que essa professora consiga identificar o ‘que serve’ e o ‘que não serve’ como conteúdo da Educação Infantil. A atuação da coordenadora pedagógica como curadora do trabalho remoto docente se fundamenta na ideia de que esta profissional da área da gestão escolar precisa fazer a mediação de saberes das professoras com o mundo digital. Dito de outro modo, a curadoria da coordenação pedagógica viabiliza um processo de seleção, análise e organização dos conteúdos a serem ofertados aos bebês e crianças por meio do trabalho remoto docente utilizando a plataforma Google Sala de Aula (por exemplo).

Bibliografia recomendada:
BHASKAR, Michael. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. São Paulo: Edições SESC, 2020.
CORTELLA, Mario Sergio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Campinas, SP: Papirus, 2016.
GARCIA, Marilene Santana dos Santos; CZESZAK, Wanderlucy. Curadoria Educacional: prática pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake News em sala de aula. São Paulo: Editora SENAC, 2020.
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil. An. mus. paul., São Paulo, v. 14, n. 2, p. 253-298, dez. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000200008&lng=pt&nrm=iso

Rosa Maria de Freitas Rogerio é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, atuando na educação básica e no ensino superior com os seguintes temas: coordenação pedagógica, formação e desenvolvimento profissional de professores e de gestores educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, entre outros.


Rosa Maria de Freitas Rogerio é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, atuando na educação básica e no ensino superior com os seguintes temas: coordenação pedagógica, formação e desenvolvimento profissional de professores e de gestores educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, entre outros.






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