Cursos On Line


Curso on line ao vivo – Música, Arte e Aprendizagem

Profas. Roberta Ginez de Almeida e
Gabriela Vasconcelos Abdalla


18 de Maio de 2020
Das 19h às 21h


“As crianças não chegam a este mundo para brincar de viver. Para elas, brincar é viver”.

Lydia Hortélio

Introdução: As artes proporcionam às crianças a descoberta das linguagens sensitivas e do seu próprio potencial criativo. Além de ser uma forte ferramenta no que diz respeito a socialização e integração entre as pessoas, a arte possibilita o criar, inventar e reinventar o mundo, representando uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade.

Objetivo: Proporcionar aos educadores o contato com a aprendizagem criativa através da arte de forma lúdica, utilizando recursos para aulas on line em diferentes plataformas.

Estreitar as relações interpessoais e desenvolver a criatividade. 

Metodologia: Através de plataforma on line, os  participantes serão convidados a refletir sobre temas educacionais da atualidade e, a partir de experiências práticas, poderão realizar suas criações confeccionando brinquedos e instrumentos musicais. 

Abordaremos os diferentes desafios e adaptações para este momento de pandemia, em vivências para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Duração: 2 horas 

Este período será dividido em duas aulas de 45 minutos, seguidas cada uma por 15 minutos para perguntas.  

Materiais necessários para acompanhar o curso (materiais opcionais; é possível acompanhar o curso mesmo sem os materiais):

  • lápis grafite (pode ser lápis colorido, canetinha) 
  • Papel canson (mas pode ser cartolina, sulfite ou similar) 
  • cola branca 
  • tesoura 
  • aproximadamente 10 unidades de canudos (pode ser palito de churrasco, canudos tradicionais, canudos de papel ou até mesmo rolinhos de papel)

Roberta Ginez de Almeida é formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie, com aperfeiçoamento em Neuropsicopedagogia e especialização em Educação Inclusiva. Professora de Educação Infantil há mais de 20 anos, organiza e ministra cursos e palestras sobre inclusão: práticas de sala de aula na Educação Infantil, além de oferecer cursos e palestras sobre o desenvolvimento infantil.
Atua como Orientadora Educacional na rede particular de São Paulo: “Como Orientadora Educacional tenho a missão de propiciar que cada aluno possa se desenvolver como ser único em suas potencialidades e promover o equilíbrio nas relações da comunidade escolar.”

Gabriela Vasconcelos Abdalla é formada em Educação Artística, com habilitação em Música e Pós-Graduada na área de Tecnologias na Aprendizagem. Especializou-se em Música e Movimento na Educação, assim como em Culturas Tradicionais do Brasil e do Mundo, por meio de participação em cursos no Brasil, EUA, Espanha, Áustria e Hungria. É educadora musical, vice-presidente da Associação Orff Brasil – ABRAORFF, onde organiza e ministra cursos e oficinas para professores. É autora do livro Encantando as Lendas brasileiras com Vivian Devidé. Atuou como consultora da Unesco, responsável pela implementação da Matriz Curricular do Eixo de Música na Educação Infantil, da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos.
Atualmente desenvolve assessoria na área de música e cultura brasileira, destacando a formação de professores de música do Projeto Guri e no Centro Didattico Musicalle em Roma, na Itália.






(11) 2372-3992 / (11) 98486-1117

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


2020 - Panamby Educacional