Cursos


O coordenador pedagógico – mediando e liderando os processos pedagógicos na escola

Cristiani Freitas Ferreira


31 de Agosto de 2019
Sábado das 8:30h às 17:30h


  • Atribuições do coordenador pedagógico
  • A meta principal da escola e o processo para chegar até ela
  • Gerenciando os processos de aprendizagem
  • Instrumentos diretos: Projeto Político Pedagógico da escola, Plano de curso das disciplinas, Plano de trabalho dos professores, Semanários, Diários de classe, resultados de desempenho.
  • Instrumentos indiretos: Observação de sala de aula, cadernos de alunos, conselhos de classe e série, projetos, reuniões pedagógicas, pesquisas com alunos e familiares.
  • O plano de apoio aos professores.
  • O plano de capacitação em serviço dos professores.
  • Liderança e mediação de conflitos

 

Justificativa:

O curso insere-se no contexto de empoderamento dos profissionais responsáveis pela mediação e liderança de processos pedagógicos nas escolas. Com o atual papel da escola, as inovações, os desafios, a democratização dos processos e a complexidade das atribuições, esses profissionais têm, muitas vezes, encontrado barreiras consideradas intransponíveis para garantir um cotidiano profissional sem frustrações. Ao contrário, veem-se envoltos com urgências, conflitos, falta de capacitação de professores, falta de espaço e de apoio. Enfim, são diversos aspectos que sobrecarregam os profissionais coordenadores, muitas vezes também dificultando seu caráter criativo, seu entusiasmo para novas incursões no mundo do estudo e da interação com os seus pares.

Assim, esse curso foi pensado com foco nos principais desafios cotidianos desse profissional, com um olhar prático que pretende mobilizar a ação do coordenador pedagógico para um aprimoramento de seu “modo de fazer”.

 

Objetivos:

  • Garantir a formação continuada para os coordenadores pedagógicos.
  • Propiciar reflexões e produção de conhecimentos, relativos aos processos de liderança e mediação de saberes sob a responsabilidade do coordenador pedagógico.
  • Construir os referenciais de ação para a gestão da aprendizagem na escola, por parte dos coordenadores pedagógicos.
  • Elevar os índices de aprendizagem de professores e alunos, garantindo desempenho com sucesso de toda a equipe educativa.

 

Carga Horária:

Carga horária presencial: 8 horas

 

Programa:

Módulo 1: “Gestão de processos de aprendizagem”

Desafio: “Como gerenciar meu apoio aos professores, identificando os desafios para a aprendizagem dos alunos e guardando as metas da escola?”

 

Conteúdos:

  • Atribuições do coordenador pedagógico
  • A meta principal da escola e o processo para chegar até ela
  • Gerenciando os processos de aprendizagem
  • Instrumentos diretos: Projeto Político Pedagógico da escola, Plano de curso das disciplinas, Plano de trabalho dos professores, Semanários, Diários de classe, resultados de desempenho.
  • Instrumentos indiretos: Observação de sala de aula, cadernos de alunos, conselhos de classe e série, projetos, reuniões pedagógicas, pesquisas com alunos e familiares.
  • O plano de apoio aos professores.
  • O Plano de capacitação em serviço dos professores.

 

Reflexões principais:

  • Eu conheço e domino os objetivos e metas do processo que lidero?
  • Os planos de trabalho da escola onde atuo estão em consonância com a prática dos professores em sala de aula? Como esse processo tem sido acompanhado por mim?

 

Dinâmica 1: “O que faz mesmo um coordenador pedagógico na escola?”

Dinâmica 2: “A Roda do coordenador pedagógico”

Ferramentas:

  1. Organograma de instrumentos com ação do coordenador sobre cada um deles.
  2. Roda do Coordenador Pedagógico com Roteiro de Plano de Ação.

 

Módulo 2: “Liderança e Mediação de Conflitos”

Desafio: “Como exercer uma liderança consciente do impacto exercido sobre a equipe docente, mediando conflitos de forma que convirjam para o aprimoramento pessoal e profissional dos envolvidos?”

 

Conteúdos:

  • O que é liderança: autoridade e autoritarismo
  • Desenvolvimento pessoal e habilidades de liderança
  • Comunicação eficaz
  • Negociando na escola
  • Objetivo principal bem definido: foco no aluno e na aprendizagem
  • O Feedback para a equipe
  • A mediação de conflitos: estilos e estratégias

 

Reflexões principais:

  • Será que minha forma de liderar tem colaborado efetivamente para a união da equipe em torno de nossa meta principal?
  • Eu sou o tipo de pessoa que foge dos conflitos, na vida pessoal e na escola, por considerá-los inúteis ou não saber como agir?
  • Posso mudar meu jeito de ser, tornando-me um líder melhor, que colabora para o desenvolvimento dos liderados?

 

Dinâmica 1: “Dando feedback na escola”

Dinâmica 2: “Os estilos de mediação de conflitos na prática”

Ferramentas:

  1. Autoavaliação de liderança na escola.
  2. Plano pessoal de melhoramento de competências pessoais do coordenador

 



Cristiani Freitas Ferreira é graduada em História e Pedagogia, pós-graduada em Gestão Educacional. Diretora pedagógica e consultora na Educa Brasil. Autora de livros pedagógicos em projetos de literatura infanto-juvenil com temática de direitos humanos da Editora Cria; consultora de gestão de processos de qualidade que impactam o IDEB. Autora de Como trabalhar educação ambiental na escola: guia para educadores (Editora Espaço Idea/2014), cuja experiência de formação com professores na área de sustentabilidade foi apresentada no IX Fórum Internacional Paulo Freire, em Turim, na Itália.






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