Cristiani Freitas Ferreira
Justificativa:
O curso insere-se no contexto de empoderamento dos profissionais responsáveis pela mediação e liderança de processos pedagógicos nas escolas.
Com o atual papel da escola, as inovações, os desafios, a democratização dos processos e a complexidade das atribuições, esses profissionais têm, muitas vezes, encontrado barreiras consideradas intransponíveis para garantir um cotidiano profissional sem frustrações. Ao contrário, veem-se envoltos com urgências, conflitos, falta de capacitação de professores, falta de espaço e de apoio. Enfim, são diversos aspectos que sobrecarregam os profissionais coordenadores, muitas vezes também dificultando seu caráter criativo, seu entusiasmo para novas incursões no mundo do estudo e da interação com os seus pares.
Assim, esse curso foi pensado com foco nos principais desafios cotidianos desse profissional, com um olhar prático que pretende mobilizar a ação do coordenador pedagógico para um aprimoramento de seu “modo de fazer”.
Objetivos:
– Garantir a formação continuada para os coordenadores pedagógicos.
– Propiciar reflexões e produção de conhecimentos, relativos aos processos de liderança e mediação de saberes sob a responsabilidade do coordenador pedagógico.
– Construir os referenciais de ação para a gestão da aprendizagem na escola, por parte dos coordenadores pedagógicos.
– Elevar os índices de aprendizagem de professores e alunos, garantindo desempenho com sucesso de toda a equipe educativa.
Carga Horária:
Carga horária presencial: 8 horas
Programa:
Módulo 1: “Gestão de processos de aprendizagem”
Desafio: “Como gerenciar meu apoio aos professores, identificando os desafios para a aprendizagem dos alunos e guardando as metas da escola?”
Conteúdos:
Atribuições do coordenador pedagógico
A meta principal da escola e o processo para chegar até ela
Gerenciando os processos de aprendizagem
Instrumentos diretos: Projeto Político Pedagógico da escola, Plano de curso das disciplinas, Plano de trabalho dos professores, Semanários, Diários de classe, resultados de desempenho.
Instrumentos indiretos: Observação de sala de aula, cadernos de alunos, conselhos de classe e série, projetos, reuniões pedagógicas, pesquisas com alunos e familiares.
O plano de apoio aos professores.
O Plano de capacitação em serviço dos professores.
Reflexões principais:
Eu conheço e domino os objetivos e metas do processo que lidero?
Os planos de trabalho da escola onde atuo estão em consonância com a prática dos professores em sala de aula? Como esse processo tem sido acompanhado por mim?
Dinâmica 1: “O que faz mesmo um coordenador pedagógico na escola?”
Dinâmica 2: “A Roda do coordenador pedagógico”
Ferramentas:
Organograma de instrumentos com ação do coordenador sobre cada um deles.
Roda do Coordenador Pedagógico com Roteiro de Plano de Ação.
Módulo 2: “Liderança e Mediação de Conflitos”
Desafio: “Como exercer uma liderança consciente do impacto exercido sobre a equipe docente, mediando conflitos de forma que convirjam para o aprimoramento pessoal e profissional dos envolvidos?”
Conteúdos:
O que é liderança: autoridade e autoritarismo
Desenvolvimento pessoal e habilidades de liderança
Comunicação eficaz
Negociando na escola
Objetivo principal bem definido: foco no aluno e na aprendizagem
O Feedback para a equipe
A mediação de conflitos: estilos e estratégias
Reflexões principais:
Será que minha forma de liderar tem colaborado efetivamente para a união da equipe em torno de nossa meta principal?
Eu sou o tipo de pessoa que foge dos conflitos, na vida pessoal e na escola, por considerá-los inúteis ou não saber como agir?
Posso mudar meu jeito de ser, tornando-me um líder melhor, que colabora para o desenvolvimento dos liderados?
Dinâmica 1: “Dando feedback na escola”
Dinâmica 2: “Os estilos de mediação de conflitos na prática”
Ferramentas:
Autoavaliação de liderança na escola.
Plano pessoal de melhoramento de competências pessoais do coordenador
Cristiani Freitas Ferreira é graduada em História e Pedagogia, pós-graduada em Gestão Educacional. Diretora pedagógica e consultora na Educa Brasil. Autora de livros pedagógicos em projetos de literatura infanto-juvenil com temática de direitos humanos da Editora Cria; consultora de gestão de processos de qualidade que impactam o IDEB. Autora de Como trabalhar educação ambiental na escola: guia para educadores (Editora Espaço Idea/2014), cuja experiência de formação com professores na área de sustentabilidade foi apresentada no IX Fórum Internacional Paulo Freire, em Turim, na Itália.
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