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Tecendo a escuta na Educação Infantil: a observação atenta do professor e a projetação

Rosa Maria de Freitas Rogerio


03 de Outubro de 2020
Sábado, das 14h às 16h


• Conceito de escuta e o cotidiano na Educação Infantil

• O que é projetação? Como planejar o trabalho pedagógico de modo projetual?

• A escuta que dá visibilidade aos processos de investigação/exploração, aprendizagens e descobertas das crianças.

EMENTA: A escuta na Educação Infantil só pode ser compreendida no contexto das Pedagogias Participativas e da Pedagogia da Infância. Partindo desse contexto vamos estudar o conceito de escuta no cotidiano da Educação Infantil, buscando compreender a relação da observação atenta do professor com a materialização da projetação. Dito de outro modo, o planejamento do trabalho pedagógico de modo projetual só se realiza a partir da escuta das crianças e com as crianças. Estudaremos alguns exemplos de professores que se desafiaram a escutar as crianças e a planejar com elas.

Bibliografia de apoio:

FILHO, Altino José Martins & PRADO, Patrícia Dias (org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
FOCHI, Paulo (org.) Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.
FORTUNATI, Aldo. Por um currículo aberto ao possível: protagonismo das crianças e educação: o pensamento, a prática, as ferramentas. Porto Alegre: Editora Buqui, 2016.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
HOYUELOS, Alfredo e RIERA, Maria Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. São Paulo: Phorte, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 2008.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. São Paulo: Papirus, 2017.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.


Rosa Maria de Freitas Rogerio é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, atuando na educação básica e no ensino superior com os seguintes temas: coordenação pedagógica, formação e desenvolvimento profissional de professores e de gestores educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, entre outros.






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