Cursos On Line


Tecnologias na Educação Infantil: é possível?

Jayson Magno da Silva


12 de Setembro de 2020
Sábado, das 14h às 17h


OBJETIVOS DO CURSO

– Entender o conceito de tecnologias

– Retomar os fundamentos do currículo na Educação Infantil

– Compreender as relações da criança e da infância com a tecnologia 

– Refletir sobre inovação pedagógica e a educação do século XXI

– Conhecer experiências exitosas com uso de tecnologias digitais na Educação Infantil

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Profissionais da Educação com interesse em tecnologias digitais aplicadas à Educação

 

TÓPICOS / CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

– O conceito de tecnologias

– O currículo da Educação Infantil, infâncias em foco

– A criança e a tecnologia

– Inovação Pedagógica e Educação do século XXI

– Iniciativas Pedagógicas com uso de Tecnologias Digitais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (Orgs.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, pp.20-38.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, CNE, 2018, pp. 35-56. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 01.08.2020.

PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: educação infantil. São Paulo: SME,COPED, 2019.

SILVA, J. M. O som da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo: a rádio na internet – voz, poder & aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2011.

SILVA, J. M. Os colegas de classe na escola ubíqua: integração currículo, tecnologias digitais e mobilidade em contextos Brasil e Uruguai. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2017.

SILVA, J. M. Educação, currículo, cultura digital e os desafios para a escola na atualidade. REDE – Revista Diálogos em Educação. v.1. n.1. Faculdade de Anicuns de Goiás. Anicuns, GO: Faculdade de Anincuns, 2020, pp.53-65. Disponível em <http://www.faculdadeanicuns.edu.br/ojs/index.php/1revistadialogosemeducacao1/article/view/19>. Acesso em 01.08.2020.

TAVARES, F. G. O. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Maria. v.44. Santa Maria: UFSM, 2019, pp.1-19. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644432311. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32311>. Acesso em 17.07.2020. 



Prof. Dr. Jayson Magno da Silva

Doutor em Educação (PUC-SP); Pesquisador em Currículo, Tecnologias Digitais, Mobilidade e Políticas Públicas; Professor-Convidado no curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar do Centro Universitário Senac-SP; Professor-Visitante na RS Educação; Supervisor Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Foi Diretor Geral da Rede UniCEU (Universidades nos Centros Educacionais Unificados da Cidade de São Paulo) vinculada ao Sistema UAB. Atuou em Cursos dedicados à Formação de Professores e Gestores por instituições como Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, Ministério da Educação/FNDE e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente também é Consultor em Educação.






(11) 2372-3992 / (11) 98486-1117

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


2021 - Panamby Educacional

Política de Privacidade